O que fazer em Tiradentes – roteiro de 2 dias

Tiradentes é uma Cidade pequena e é possível fazer um roteiro básico de 2 dias para conhecer o centro e seus arredores. Na verdade, para quem quiser descansar é uma ótima pedida, já quem procura agito não estará no lugar correto!

Tiradentes foi uma das cidades que mais teve ouro no Brasil,por isso, foi tão procurada e abriga incríveis belezas naturais.

1º dia: Logo na entrada da Cidade você pode visitar a cachoeira Bom Despacho que em geral, aos finais de semana, fica lotada de turistas e locais. Por ser uma área de preservação ambiental, todo cuidado para não poluir é pouco. Porém, muitas famílias fazem pic-nic ou compram lanches nas barraquinhas à beira da cachoeira.

Seguindo pela estrada principal, você chega ao centro da Cidade com as casinhas preservadas e ruas de pedras assentadas por escravos.

Uma enorme praça, o Lago das Forras, é ponto de encontro dos moradores e abriga as charretes que fazem passeios pela Cidade e os pôneis para as crianças além, é claro, de dezenas de lojinhas que vendem artesanato e móveis, restaurantes, bares, hotéis e prédios históricos.

O Largo das Forras possui esse nome por ter sido o local onde os escravos recebiam sua carta de alforria.

Aproveite para almoçar no restaurante Divino Sabor, um self-service simples mas que atendeu bem à nossa fome ou se preferir ficar apenas nos petiscos e a fome não for tão grande conheça a Biritaria Conto de Réis bem na esquina da praça que servem indescritíveis pasteizinhos de angu com carne. Mas, nunca, jamais em tempo algum almoçe no restaurante panela de Minas – não fomos bem atendidos, a comida era cara e horrível e o gerente deixou a desejar quando reclamamos que não trouxeram o feijão (que fazia parte do prato) e só chegou quando pedimos a conta.

Subindo uma ladeira que inicia na lateral da praça, encontra-se a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é a mais antiga da Cidade e foi construída pelos escravos para uso deles mesmos. Bem ao lado fica a Matriz de Santo Antonio cuja fachada foi concebida por Aleijadinho. A Matriz cobra R$3,00 de ingresso para visita.

Poupe suas energias para o segundo dia.

2º dia: Comece o dia cedo em direção à Bichinho, uma cidadezinha ao lado de Tiradentes totalmente focada em artezanato. É fácil chegar lá pelas placas em Tiradentes e o caminho proporciona belas vistas.

A cidade é tão pacata que ainda encontramos leiteiro que abastece os recipientes ao longo da estrada deixado pelos clientes. Já pensou em ter leite quentinho e fresco em sua porta diariamente? Do produtor direto para o consumidor!

A maioria das casas da Cidade vendem artesanatos locais como artigos para casa, objetos decorativos, produtos feitos de barro e cabaça. Além disso, algumas lojas vendem móveis de madeira, tapetes, coisas para cozinha.

Na foto a seguir registramos as esculturas de dinossauros feita por atesãos locais em gravetos.

É fácil passar um dia inteiro em bichinho fazendo compras e admirando as obras de arte dos artesãos locais. À noite, como ficamos loucos de vontade de comer uma pizza e recuperar as energias gastas ao longo do dia, pedimos uma indicação na pousada e fomos conhecer a Pizzaria e Bar da Sandra, frequentada pelos locais e que servem pizzas tão deliciosas que só a foto fala por si.

As pizzas são assadas em pedra sabão o que as deixam mais gostosas e custam R$27,00 a grande. O endereço da Pizzaria e Bar da Sandra é Rua Antônio Hipólito, 177, Bairro: Cascalho e os telefone(s): (32) 3355-1530 | 9908-5855. Se você estiver hospedado em Tirandentes eles entregam no hotel/pousada.

Fizemos um vídeo mostrando o centro de Tiradentes e a pracinha tão famosa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Esta entrada foi publicada em Minas Gerais, Tiradentes e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a O que fazer em Tiradentes – roteiro de 2 dias

  1. Very energetic article, I loved that a lot. Will there be a part 2?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>